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E-SOCIAL: O NOVO DESAFIO DOS CONTRIBUINTES

Desde a instituição do programa SPED em 2007, já se falava da possibilidade de do SPED da folha de pagamentos. Essa etapa do programa ganhou corpo em 2013, com o lançamento do 1º manual do e-Social, contudo, o projeto caiu em descrédito com as recorrentes mudanças de leiautes e prorrogações.

Enfim, após 05 anos, o e-Social começou a se tornar uma realidade. Desde de janeiro de 2018, empresas de grande ponte começaram a transmitir seus dados para o Ambiente Nacional e, a partir de julho deste ano, começa a implantação para os demais contribuintes.

O e-Social é um sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, pelo qual os empregadores deverão informar, de forma unificada e periódica, todas as obrigações acessórias relativas a contratação de mão de obra.

A transmissão eletrônica desses dados é uma forma de simplificar a prestação das informações, reduzindo a burocracia, substituindo o preenchimento e a entrega de formulários e declarações que hoje são apresentadas separadamente a cada ente participante do programa, a saber: Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Dentre as obrigações acessórias consolidadas no e-Social merecem destaque:

  • GFIP
  • CAGED
  • RAIS
  • Livro de Registro de Empregados
  • CAT
  • Comunicação de Dispensa
  • PPP
  • DIRF (em conjunto com a EFD-Reinf)
  • Quadro
  • MANAD

Ao concentrar dados antes dispersos em diversos documentos, o e-Social representa um grande desafio para as empresas, pois envolve não apenas a adequação de sistemas e softwares, mas também, mudanças culturais, capacitação de equipes, adaptação de rotinas e instituição de políticas específicas para atendimento das exigências do programa.

Atualmente, a Berenguer Advogados e Consultores tem assessorado diversas empresas na implantação do e-Social, sendo nosso escopo é desenhado de acordo com a estrutura e necessidade de cada cliente. Dentre as rotinas realizadas destacam-se:

  • Treinamentos
  • Revisão de Tabelas
  • Cruzamento eletrônico dos dados de tabela com os demais eventos
  • Assessoramento no tratamento de erros e inconsistências nos RP’s de folha
  • Validação prévia dos dados para transmissão
  • Revisão de rotinas internas dos setores envolvidos, indicando possíveis ajustes
  • Assessoria na elaboração de manuais e políticas internas

Para maiores informações entre em contato conosco.

Naim Lion

Consultoria Trabalhista e Previdenciária

Tel.: (71) 3272-5454 / 9.9220-5111

naim.lion@berenguer.adv.br